Como Escolher e Montar seu PC ou Desktop Ideal

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

computador-de-mesaO desktop ou computador de mesa ainda é um equipamento muito usado.

Claro que com o surgimento dos portáteis, e aqui podemos incluir os notebooks, tablets e até mesmo os celulares, muitas pessoas preferiram migrar para estes equipamentos.

A mobilidade de um equipamento menor, mais leve, que pode ser usado em qualquer lugar, em certas ocasiões é até necessária e aí não tem jeito, o PC não acompanha.

Mas por outro lado, ainda existem atividades e trabalhos que exigem este tipo de máquina, ou se não exigem tornam as coisas mais fáceis.

Profissionais que trabalham com projetos gráficos, por exemplo, costumam usar os PCs.






Suas telas maiores, com maior definição de imagem ajudam na visualização de peças mecânicas, plantas arquitetônicas, banners, etc.

Quem joga vídeo game, os gamers profissionais, e mesmo os amadores não dispensam o computador de mesa.

Embora possam parecer ultrapassados, os desktops atuais podem ser montados em configurações semelhantes ou podemos afirmar até melhores que os equipamentos portáteis.

Mesmo crescendo muito o número de componentes e possibilidades para os notebooks, ainda é maior a disponibilidade de upgrade para um PC.

E não podemos deixar de lembrar dos modelos “All In One” (que significa tudo em um). Este parece uma mescla de PC com notebook, porque possui uma tela integrada a CPU + teclado e mouse.

Quais as Vantagens dos Computadores Desktops

Como já dissemos acima uma grande vantagem destes modelos é a tela maior, podem ser encontrados facilmente monitores de 20 / 22”.

O uso de um teclado maior (com teclas numéricas separadas), mais ergonômico, mouse externo, também permitem uma interação mais confortável com o equipamento.

Agora é na configuração e opções de montagem que estes se destacam.

Em um PC podemos:

  • trocar facilmente um Hd, ou acrescentar outro – aumentando a capacidade de armazenamento;
  • colocar mais memória – se passamos a produzir conteúdos mais pesados, ou queremos jogar games mais robustos;
  • fazer um upgrade no processador – para ter uma máquina mais rápida e eficiente;
  • acrescentar dispositivos – como placas de vídeo, de wifi, de rede, conexões, portas adicionais, drives de dvd, blu ray, etc.

Se você tem espaço para ter um desktop e não precisa de um equipamento portátil para seu dia a dia, vale a pena o investimento!

Como Montar seu PC e Escolher os Componentes Certos

Para montar um computador de mesa será necessário:

  • CPU – aqui podemos incluir o gabinete, placas, processador, memória, fonte e drives;
  • Monitor
  • Teclado
  • Mouse
  • Caixas de Som

como-montar-seu-pc

O segredo está em escolher os componentes conforme suas necessidades de uso, não adianta montar uma máquina que depois não atenderá aquilo que você precisa.

Começando pelo gabinete, estes, em geral, são padronizados, mudando apenas o visual, podem ser pretos, brancos, com detalhes especiais, ao gosto do cliente.

Existem alguns gabinetes pequenos, menores que o padrão, que a primeira vista parecem interessantes, mais discretos, fáceis de acomodar em qualquer espaço, menos “trambolhão”, mas são limitados para inclusão de componentes.

Não recomendamos a aquisição de um gabinete pequeno, pois você estará perdendo uma das funções do PC, facilidade de upgrade.

A fonte é a alimentação de energia para todo o computador, estão disponíveis de 400 a 1500W de potência.

Aqui vale a pena optar por uma fonte de maior potência, você garante maior estabilidade no funcionamento e possibilidade de inclusão de componentes. Escolha também as fontes bivolts.

Placa e processador devem ser escolhidos em conjunto, pois nem todas as combinações são possíveis.

Assim como nos notebooks para os processadores existem os modelos Core I3, I5 e I7 da Intel e Athlon, Série A e FX da AMD.

Podemos resumir as aplicações dos processadores da seguinte forma:

ProcessadorIndicação
I3 / AthlonComputação básica, acesso a email, navegação web, textos e planilhas mais simples
I5 / Série ATarefas mais avançadas, jogos intermediários
I7 / FXSoftwares mais carregados, produção de conteúdos mais pesados, jogos on line

Com relação à memória basta escolher pentes de memória que totalizem a quantidade desejada.

As configurações mais comuns vão de 2 a 8GB, para atividades mais simples do dia a dia até uso de vários programas ao mesmo tempo, mas se for necessário podem ser superior a 8GB, caso você pretenda trabalhar com softwares ou jogos muito pesados.

Não recomendamos menos que 2GB, primeiro que o preço não compensa, hoje este não é um componente caro, segundo que os programas atuais e as mídias que mais visualizamos não rodariam bem com menos de 2GB.

Vale lembrar que esta é a memória RAM, responsável pelo armazenamento temporário de tudo que estamos executando no computador.

No caso das placas, uma boa placa de vídeo ajudará na qualidade e reprodução de vídeos e jogos de maior resolução. A linha Gforce da Nvidia é uma boa referência, assim como a AMD.

Também é importante ter uma placa de wifi, já que hoje sempre temos um ponto deste dentro de casa e nem sempre o PC está com fácil acesso a conexão por cabo.

Aqui basta procurar nos fabricantes de roteadores como, D-Link ou Tp-Link, para encontrar uma adequada.

É fundamental optar por uma que tenha a mesma configuração de wifi do roteador, para que não se perca o desempenho da conexão.

Existem também conectores USB com esta função, para um desktop uma placa é mais adequada.

Na hora de escolher um drive de cd /dvd, opte por um que já faça a leitura de blu ray, assim você fica com um kit completo.

O monitor vai depender da sua preferência de tamanho, hoje todos são LCD, com ótima definição de imagem.

Se tiver mais espaço opte por um de 20 a 23”, muitos inclusive podem ser usados também como TV.

Mouse e teclado podem ser escolhidos com ou sem fio, no caso dos sem fio há a facilidade de uma pequena mobilidade, mas se você não quer se preocupar com a troca de pilhas, escolha um conjunto com fio. Ambos são de mesma qualidade e funcionalidade.

Para as caixas de som, vale o gosto do cliente, existem desde caixas mais simples, até sistemas mais sofisticados para aqueles que preferem um som com mais alta definição.

Agora se tudo isto parece complicado, avalie um PC pronto, certamente você encontrará uma configuração que lhe agrade.

Modelos All In One

computador-all-in-oneEstes são modelos de computadores que parecem um híbrido entre um notebook e um desktop.

São equipamentos de mesa, com telas grandes, mouse e teclado separados, mas com uma CPU integrada ao monitor.

Certamente possuem um visual mais moderno, e ganham no espaço, já que CPU e monitor estão juntos, não é necessário aquele lugar embaixo da mesa para acomodar a CPU.

Uma característica destes modelos é que são mais difíceis de adaptações e upgrades, mas podem ser encontrados em diversas configurações, incluindo processadores mais rápidos.

Se você precisa de um equipamento para estudo ou trabalho, que não necessite de uma configuração especial, esta é uma boa opção.

Alguns fabricantes de computadores All In One são: Dell, HP, Samsung, Lenovo, LG, Acer, Positivo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES E NOVOS ARTIGOS

Cadastre Seu Email no Campo Abaixo

Comentários

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será publicado.