Saiba Como Escolher o Melhor Roteador Wireless para Sua Conexão Wifi

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

melhor-roteador-wirelessTer acesso à informação nos dias de hoje sem uma conexão wifi é praticamente impossível, não é?

Mas o responsável por este conforto é o roteador wireless, que permite expandir o sinal de internet ao seu redor.

Escolher um bom aparelho, que seja potente, fácil de instalar e atenda a esta necessidade muitas vezes não é uma tarefa fácil.

Por este motivo vamos descrever as principais funcionalidades para ajudar na escolha e compra do melhor roteador para sua necessidade.

Comprar um modelo que tenha o melhor custo-benefício é condição de satisfação garantida, mas isto depende do que você precisa e de quanto está a fim de pagar para isto.





Qual a Melhor Opção de Roteador Wifi?

São muitos os modelos e configurações, nem sempre precisamos de tudo aquilo que existe.

Pesquisando as opções existentes no mercado, temos: 2, 3, 4, 5 e até 6 antenas, 300 a 2000Mbps, frequência de 2,4 e 5Ghz, com repetidor de sinal ou sem, e por aí vai.

Mas como escolher tudo isto? O que é mais vantajoso? Qual a configuração que melhor atende minha necessidade?

Vamos entender o que cada parâmetro significa.

Quanto Maior a Quantidade de Antenas, Maior a Cobertura?

Ter mais ou menos antenas ajuda na cobertura de sinal, ou seja, quanto maior a quantidade, mais longe será o alcance do roteador.

Porém também se deve levar em conta a potência do conjunto, muitas vezes, um aparelho de 3 antenas pode oferecer mais cobertura que um de 4, isto porque propaga o sinal com “mais força”.

Outro fator que está relacionado às antenas, mas que muita gente esquece é qual a quantidade disponível para cada frequência.

Isto vale porque, hoje, os mais modernos possuem 2 frequências de transmissão (veremos sobre elas mais abaixo), e quando se tem 4 antenas, por exemplo, 2 funcionam para a 1ª faixa de frequência e as outras 2 propagam a 2ª.

Desta forma, na prática é como se tivéssemos 2 aparelhos com 2 antenas cada, ou seja, o alcance do sinal é equivalente a 2 antenas .

Capacidade de Transmissão dos Roteadores

Quando vemos um roteador de 300Mbps, 750Mbps, 1900Mbps, qual a diferença?

Este número está relacionado à velocidade de transmissão da conexão, quanto maior, mais rápida será a abertura de sites, vídeos, downloads, uploads, imagens, etc.

Mas, isto depende da conexão contratada com sua operadora, se é de 60Mb, este é o limite que estará disponível.

A maneira de calcular a capacidade do roteador é dividir por 8 sua taxa, ou seja:


300Mbps / 8 = 37,5 – este comporta bem uma internet de 30Mb, mas já não atende uma de 50Mb, pois seu limite de velocidade é de 37,5Mb


Segue abaixo uma tabela com as principais velocidades dos roteadores de mercado, sua capacidade de conexão e limite de internet (padrões das operadoras) para ajudar na escolha:

Velocidade
300Mbps
600Mbps
750Mbps
1200Mbps
1750Mbps
3200Mbps
5400Mbps
Capacidade
38Mb
75Mb
94Mb
150Mb
219Mb
400Mb
675Mb
Internet
30Mb
60Mb
100*Mb
120Mb
200Mb
300Mb
300Mb

Frequência de Transmissão

roteador-wifi-2,4-5GhzNo passado os aparelhos utilizavam apenas uma frequência para transmitir o sinal wifi, era de 2,4Ghz.

Hoje já existem 2 disponíveis, nos modelos mais modernos, de 2,4 e 5 Ghz.

Na prática ganha-se em qualidade e performance, um sinal com menor interferência, menor oscilação, maior cobertura e velocidade.

Vale lembrar que nem todos os aparelhos, notbooks, PCs, tablets, celulares, TVs possuem um conector wifi que trabalhe nos 5Ghz e aí somente a frequência de 2,4 será encontrada na hora da conexão.

É uma tendência de upgrade dos equipamentos de hoje, alguns modelos mais novos já possuem e certamente é uma questão de tempo para que isto seja comum.

Em nossa opinião vale a pena optar por um roteador que já possua esta tecnologia, assim você estará preparado caso precise dela no futuro e lembrando que, praticamente todos os modelos já oferecem, até os modems das operadoras, e isto não é fator de aumento de preço.

Tecnologia AC

Esta é outra característica das novas gerações, um sinal com melhor qualidade e velocidade, lembrando que aqui falamos da conexão entre roteador e seu equipamento (computador, tablete, celular, tv, etc). Tudo ainda vai depender do sinal de sua operadora.

Você vai encontrar na descrição das características o termo IEEE 802.11ac, no caso dos mais antigos, deve aparecer 802.11n/b/g, dependendo do modelo.

Estes protocolos são os padrões usados por qualquer equipamento de conexão wifi, ou seja, não só o roteador, mas também tudo que se conecta a ele.

Qual a diferença entre os padrões 802.11n e 802.11ac?

O 11ac basicamente oferece mais velocidade, enquanto o 11n chega a 450Mpbs o 11ac pode ir até 5000Mpbs.

A cobertura de sinal também é maior, roteadores ac são mais potentes e alcançam áreas maiores com um sinal mais estável e contínuo, garantindo melhor performance.

Alguns equipamentos cobrem áreas com mais de 200m².

Vários usuários conectados simultaneamente ao mesmo roteador podem ser um problema para a conexão wifi. É, nem sempre a culpa é da operadora!

O padrão 802.11ac permite que mais pessoas estejam conectadas com maior estabilidade na conexão, ou seja, consegue atender mais equipamentos sem “congestionar a linha”.

Isto por permitir uma maior velocidade de conexão, que mesmo sendo dividida entre os vários usuários ainda permanece boa o suficiente para cada um.

Para dar um exemplo, considerando uma conexão de 100Mb, se 5 aparelhos estiverem usando a internet, cada um não conseguirá receber os 100Mb, pode ser 20 para cada um, ou qualquer outra divisão, dependendo do que cada um estiver acessando.

No padrão ac o roteador não será o limite desta divisão e os 100Mb serão distribuídos.

Por trabalhar na frequência de 5 Ghz a conexão sofrerá menos interferência de outros equipamentos como telefone sem fio, microondas e controles remotos.

Não percebemos, mas tudo que temos ao lado do roteador pode atrapalhar sua propagação, é como se duas ondas de sinal, o roteador e o telefone, por exemplo, estivessem competindo pelo mesmo espaço.

Sem falar na proximidade de vários roteadores para quem mora em prédio. Hoje todo morador tem seu wifi, ou seja, você tem um aparelho e do outro lado da parede tem outro, de seu vizinho.

Como a maioria ainda tem um roteador mais antigo de 2,4Ghz, quem pode usar a conexão de 5Ghz sai ganhando.

O padrão ac ainda consegue combinar as 2 bandas, tecnologia SmartConnect, para diminuir interferências e estabilizar o sinal.

Outro recurso é a distribuição maior de sinal na direção dos equipamentos, aqui é a tecnologia Advanced AC Beamforming, ou seja, o sinal não se perde por toda a área de cobertura.

Na prática, onde existe maior necessidade será enviado mais sinal.

Função Repetidor Wifi

Muitos roteadores vem com a função de repetidor wifi, mas existem também os repetidores de sinal, aparelhos destinados a apenas retransmitir o sinal já existente.

Vamos começar pelo roteador com esta função e depois entramos em mais detalhes sobre os repetidores.

Na maioria das vezes queremos um roteador para converter o sinal de cabo para rede wifi, a fim de ampliarmos a possibilidade de conectar mais aparelhos e acabar com aquele monte de fios espalhados.

Então parece meio sem sentido usá-lo como repetidor, não é mesmo?

Porém, se você tiver um bom modem wifi de sua operadora, pode instalar o roteador em outra sala ou cômodo para ampliar a cobertura pela casa ou escritório e funcionará bem.

Em alguns casos, um roteador com esta função é mais barato que um repetidor e pode oferecer uma maior capacidade de transmissão.

Assim, ter ou não a função de repetidor wifi, é uma questão de preferência. É comprar um equipamento mais completo e a maioria já oferece este recurso, sem pagar mais caro por isso.

Os repetidores de sinal wifi são aparelhos menores, conectados na tomada, sem a necessidade de fios.

Sua função é captar o wifi já existente, vindo do roteador e ampliar para áreas onde o sinal não chegava, na prática o sinal é ampliado para perto do repetidor.

Geralmente colocamos este em um cômodo mais distante do roteador, onde o sinal é um pouco mais fraco, para torná-lo mais forte naquele local.

Funciona? Sim, funciona e bem, mas deve-se tomar um cuidado especial para não instalar onde o sinal já é muito ruim.

Vale lembrar que o sinal ampliado é aquele captado pelo repetidor, se é captado um sinal muito ruim, será ampliado o mesmo sinal ruim.

É aqui que muita gente acaba errando, na posição do repetidor. Deve-se instalar onde o sinal ainda é bom o suficiente para retransmitir. Certamente o resultado será melhor.

Melhores Marcas de Roteador

As melhores e mais conhecidas marcas do mercado são: Dlink, Tplink, Netgear, Asus, Multilaser, Intelbras, LinkOne, Linksys.

Os recursos são muito semelhantes, todas elas oferecem uma gama de configurações que atendem todas as necessidades.

A escolha de uma delas é preferência pessoal, por indicação ou mesmo experiência vivida. O que recomendamos é utilizar sempre o par de mesma marca, caso opte por um roteador e um repetidor.

Segue abaixo a nota dos consumidores atribuída para algumas delas no site reclame aqui:

avaliacao-consumidor-roteador


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES E NOVOS ARTIGOS

Cadastre Seu Email no Campo Abaixo

Comentários

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será publicado.