Como Escolher o Melhor Notebook para Sua Necessidade

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

melhores-notebooksA escolha do melhor notebook é o ponto chave para equilibrar investimento e satisfação.

Este é o momento de avaliar o que cada um tem a oferecer e qual o melhor custo benefício para atender aquilo que você precisa.

Nem sempre esta é uma tarefa simples, hoje existem muitos modelos diferentes, com características e recursos próprios, e nem sempre entendemos aquela composição de números e letras que descrevem os quesitos de processador, memória, placa de vídeo, etc.

Traremos aqui informações para ajudar sua escolha e também ajudar a entender as diferenças que podem tornar seu novo notebook um investimento muito bom ou que poderia ser melhor!

Escolher um notebook é como comprar um carro ou um celular, qual o melhor? Resposta: depende.






No caso do carro, você quer um modelo pequeno para uso no dia a dia, dentro da cidade ou quer um modelo mais espaçoso para viajar com a família?

No celular, quer apenas usar a função de fazer e receber chamadas, ou usá-lo para tudo que for possível, fotos, vídeos, acesso a internet, aplicativos de uso pessoal, profissional?

Quer um notebook para uso doméstico, profissional ou jogos? Para cada aplicação existe uma configuração mais indicada e que proporciona melhor custo-benefício.

Quais as Melhores Marcas de Notebook?

Esta talvez seja a primeira pergunta que a maioria faz, afinal sempre procuramos comprar um produto de uma marca renomada, que em tese, nos oferece uma maior qualidade, melhor atendimento, maior garantia de compra, resumindo, maior satisfação.

A questão marca é bastante pessoal, e diria até uma questão de experiência vivida.

Todo mundo já deve ter passado ou ouvido alguém que passou por uma situação de comprar um produto da “melhor marca” e ter problemas. Outro comprou algo desconhecido e ficou feliz da vida.

Sem dúvida que quando falamos em notebook logo vem à cabeça as marcas: Dell, HP, Lenovo, Samsung, Positivo, Asus, Apple, Acer, LG, Sony e outras mais.

Estas são as marcas que mais encontramos no mercado ou mesmo na hora da compra, quando pesquisamos na internet.

Se a pergunta for qual a melhor de todas? A resposta será, depende.

melhor-marca-notebook

Certamente encontraremos pessoas satisfeitas, fazendo elogios, e pessoas insatisfeitas, fazendo reclamação de todas elas.

Mais adiante, você verá uma avaliação dos consumidores para as principais marcas de notebook.

Hoje todas possuem configurações muito semelhantes, em alguns casos, exatamente iguais. Os componentes usados são os mesmos, vindos dos mesmos fabricantes, o que cada marca faz é seu processo de montagem.

Assim, se, por exemplo,um lote de processadores da Intel apresentar um problema de fabricação que mais tarde resulte em uma falha operacional, qual marca será penalizada?

Pode ser qualquer uma, ou até todas. Se este lote cair na Dell, estes apresentarão a falha, se cair na Samsung, esta será contemplada com o problema e assim por diante.

Logo, a marca é uma questão de gosto, simpatia e também experiência de uso. Hoje, as empresas serão muito avaliadas pelo serviço de atendimento ao cliente. É aqui que elas devem atuar mais fortemente.

É igual um carro, qual o melhor? Cada um tem uma preferência e cada um defenderá uma marca, por uma simples questão de experiência, boa ou ruim.

Qual o Melhor Notebook para Trabalhar, Estudar, Jogar?

Aqui entra um ponto muito importante, que às vezes, na empolgação da compra esquecemos.

Para qual finalidade vou usar o notebook?

Pode parecer tudo igual, mas sempre existem questões que devem ser pensadas, por exemplo, se é para estudo e eu precisar armazenar muitos arquivos, preciso de uma maior capacidade de Hd.

Se vou usar para trabalhar, além da capacidade de armazenamento, talvez o peso seja fator decisivo, pois preciso levar para reuniões, para clientes, viagem, etc.

Em ambos os casos um processamento rápido é necessário, mas será usado para apresentações gráficas, ou mais para cálculos? Ou apenas textos?

E no caso de notebook para jogos, qual o melhor? Processamento rápido, qualidade de vídeo, boa interface com usuário.

E a conexão com internet? Este é um ponto que por vezes não damos muita atenção, mas pode ser decisivo para quem trabalha em casa e precisa estar conectado com sistemas, redes, etc.

Entraremos em mais detalhes das diversas características.

Qual o Melhor Processador para Notebook?

Bem, aqui começam as siglas – Intel Core I3, I5, I7, Dual Core – AMD K, Athlon, Phenom. Citaremos estas duas marcas que são as maiores e que equipam os principais notebooks do mercado.

No caso da Intel os principais processadores, por ordem de desempenho, são:

ProcessadorIndicação
Core I3Tarefas do dia a dia, pesquisas na internet, criação de conteúdos mais simples, jogos leves.
Core I5Comporta jogos e tarefas mais elaborados, com maior velocidade de processamento.
Core I7Este é indicado para multitarefas, jogos e conteúdos pesados, vários programas simultâneos.

Para os processadores AMD, temos:

ProcessadorIndicação
A9Tarefas do dia a dia, pesquisas na internet, criação de conteúdos mais simples, jogos leves.
A10Comporta jogos e tarefas mais elaborados, com maior velocidade de processamento.
A12Já é indicado para multitarefas e jogos online com bom desempenho.
FXEste é indicado para multitarefas, jogos e conteúdos pesados, vários programas simultâneos.

Basicamente a escala compreende um uso mais ou menos severo do notebook, dependendo do que você precisa executar com mais frequência.

Vale a pena avaliar os preços, pois em algumas situações a diferença não é muito grande e uma máquina mais potente pode ser útil no futuro, mesmo que hoje ainda não seja necessária.

Qual a memória RAM ideal para meu notebook?

Outro termo muito comum é “RAM”, que significa Random Acces Memory.

Este é a memória do computador, que sempre levamos em conta na hora da compra. Sua função é o armazenamento temporário de informação.

Quando abrimos um programa é aqui que ele fica armazenado para ser acessado, até que as informações sejam gravadas no Hd, ou seja, tudo que estamos executando vai para a RAM para facilitar o acesso mais rápido.

Quanto maior a memória RAM mais programas podem ser acessados ao mesmo tempo sem travar o notebook, maior é sua capacidade de armazenamento temporário.

Seguem abaixo as configurações de memória mais comuns e suas aplicações:

  • 2GB – para atividades leves como, pesquisas na internet, planilhas e textos simples, e-mails
  • 4GB – permite trabalhar com vídeos, arquivos mais pesados, maior quantidade de telas e programas abertos
  • 8GB – aqui já é possível jogar online, mesmo jogos mais pesados, ou trabalhar com programas de engenharia, planilhas extensas, softwares profissionais.

Qual a melhor placa de vídeo para notebook?

Basicamente, a placa de vídeo é responsável pela imagem que se vê na tela. Todo computador, seja portátil ou não, possui uma placa de vídeo.

Em muitos casos a placa principal, ou também chamada de placa mãe, possui o componente de vídeo integrado, em outros casos é uma placa separada, conectada a principal.

Neste segundo caso é que se pode escolher e melhorar o desempenho.

Para uso geral, ou seja, aquilo que fazemos em nosso dia a dia, mesmo que precisemos fazer uma apresentação, ou trabalhar com algum vídeo ou imagem as configurações de mercado dos notebooks atendem muito bem.

A maioria, hoje em dia, possui monitor LCD de alta resolução e hardware de vídeo compatível para gerar uma imagem excelente, seja para leitura, apresentações de slides, vídeos ou até imagem de TV.

melhor-placa-de-vídeo-notebook

Mas quando o assunto é jogo, aí sim pode ser necessário escolher algo mais específico, uma configuração melhor.

Dois fabricantes conceituados neste segmento são Nvidia com sua linha Gforce e a AMD com a linha Radeon.

E a conexão wifi do notebook? É importante? Qual a melhor para escolher?

Sabemos que todo equipamento atual vem com wifi e praticamente não nos preocupamos com isto, basta ter o wifi e pronto.

Bem, de certa forma isto já é suficiente para acessarmos uma rede, mas existem alguns padrões de conexão e é interessante adequarmos o notebook ao sinal do modem ou roteador que estamos usando: 802.11 a, b, g, n, ac; 2,4 ou 5 GHz.

Quando os dois equipamentos trabalham no mesmo padrão o desempenho da conexão é melhor.

E para viajar, qual o melhor notebook?

Se você quer um equipamento para viagem, além de escolher a configuração acima, um fator primordial é o peso e duração da bateria.

Hoje todas as marcas possuem algum modelo mais fino e leve, que facilita muito a vida de quem vive com ele pra lá e pra cá.

Uma bateria com duração maior também é importante para quem precisa usar em locais sem fonte de energia.

Outros recursos

A quantidade de portas USB, ter ou não um leitor de CD e DVD, entrada HDMI, teclado maior, aquele com os números separados a direita, igual ao teclado de PC.

Aqui é uma questão de preferência, necessidade de uso ou conexão.

Opinião do Consumidor

Voltando as marcas, como prometido no início do artigo, esta é uma questão de preferência, todas possuem configurações e qualidade muito semelhantes e preços parecidos.

Segue abaixo um ranking de notas, dadas pelos consumidores, no site www.reclameaqui.com.br:

opiniao-consumidor-marcas-nortebook

Na opinião do consumidor, existem pontos positivos e negativos de todas as marcas, que podem ser encontradas nos próprios sites de compra.

Considerações Finais

Na hora de comprar seu novo notebook avalie quais são as suas necessidades, para que será usado: estudo, trabalho, jogos, dia a dia.

Defina uma configuração de processador, memória, placa de vídeo (se necessário), padrão wifi, recursos adicionais e pesquise se algum modelo engloba tudo que você precisa.

Encontrou o modelo, veja qual a marca que mais agrada você, pesquise os preços e faça sua escolha!


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES E NOVOS ARTIGOS

Cadastre Seu Email no Campo Abaixo

Comentários

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será publicado.