Como Escolher Qual o Melhor Tablet para Seu Uso

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Embora tenham perdido espaço para os smartphones, os tablets ainda são equipamentos bastante úteis, com algumas vantagens sobre notebooks e celulares.

Para quem precisa de mobilidade e uma tela maior é uma excelente e prática opção de acesso à informação através da internet .

Uma grande vantagem, tirando o fator tela, é ter um equipamento dedicado a atividades de trabalho, por exemplo, já que no celular existem vários aplicativos, agenda de contatos e arquivos que diminuem o espaço para armazenagem.





O que é Melhor, Com Chip ou Sem Chip?

Os tablets podem ter 2 configurações:

  1. sem chip, neste caso funcionam através de wifi, assim como um notebook, basta conectá-lo a uma rede e pronto,
  2. com chip, aqui ele funciona através de um chip de dados (os famosos 3G ou 4G) de qualquer operadora (Vivo, Claro, Tim, Oi) e também através do wifi. Geralmente possuem as duas configurações.

Respondendo a pergunta, qual o melhor, diremos: depende!

No caso dos modelos sem chip (apenas wifi) existe a limitação de poder usá-lo somente em locais que disponham do sinal, mas vale lembrar que hoje todo smartphone consegue rotear seu sinal e assim criamos um ponto wifi para o tablet.

Quando usamos um modelo com chip, as possibilidades de conexão são maiores e assim como acontece com o celular, o limitante será a disponibilidade de sinal de sua operadora.

Alguns tablets podem inclusive ter a função de telefone, claro que neste caso é necessário o chip. Então esta é uma vantagem de conexão.

Em geral, não ter o chip representa uma vantagem no preço.

qual-melhor-tablet

Configurações dos Tablets, Como Escolher o Seu?

Para um tablet os fatores de escolha são: processador, capacidade de memória interna, possibilidade de expansão (com uso de cartões), câmera, duração de bateria, tamanho de tela e sistema operacional.

Vamos entrar em cada um deles:

Processador

Os modelos atuais são equipados com processadores do tipo A9 e A10X no caso dos iPads da Apple e Octa-Core de 1,8GHz, para os melhores do sistema Android, Samsung e Multilaser.

Com estas configurações é possível trabalhar com planilhas, apresentações, textos, acessar internet, reproduzir vídeos, ou mesmo jogar nas horas de lazer.

Você vai conseguir rodar aplicativos com facilidade e ter um ótimo desempenho.

Memória

Aqui entra a capacidade de armazenagem do aparelho, basicamente espaço para aplicativos e arquivos, como fotos, vídeos, etc.

Os modelos mais comuns possuem entre 8 e 64GB, também é possível encontrar alguns top de linha com 128 ou até 512GB.

Cartão de Memória

Para os modelos de menor capacidade interna, existem slots para cartões microSD de até 128GB.

É uma boa maneira de aumentar a capacidade de armazenagem e também separar seus arquivos dos aplicativos instalados, isto pode ajudar no processamento, já que parte da memória é usada pelo sistema.

Câmera

Os tablets, assim como os smartphones, possuem 2 câmeras, uma principal (traseira) e uma frontal.

Alguns modelos possuem flash na câmera traseira, que melhora a condição de fotos com pouca luz.

As configurações de câmera podem chegar a 12MP, permitindo fotos e vídeos de alta qualidade, com vários recursos, como zoom digital, estabilização de imagem, foco automático, detecção de rosto, etc.

Duração de Bateria

A duração da bateria pode chegar a 10 horas, para acesso à internet, vídeos ou música.

Tamanho de Tela

As telas variam entre 8 a 12”, aqui entra a necessidade ou preferência por uma tela maior, para manuseio e apresentação de informação ou menor, para um equipamento mais prático e fácil de carregar.

Em ambos os casos a qualidade de imagem é a mesma, o que muda é o tamanho.

Sistema Operacional

Na questão do sistema operacional, entram os famosos IOS e Android.

Os iPads da Apple usam o IOS enquanto os demais utilizam o Android. Ambos são equivalentes, bastante intuitivos e fáceis de usar.

Uma questão que pode ser observada é que o IOS ocupa menos espaço na memória do aparelho (também vale para os celulares).

Quanto aos aplicativos é fácil encontrarmos as duas versões disponíveis, ou seja, tudo que você quiser baixar poderá ser feito para os dois.

Se, por exemplo, algum aplicativo específico existe somente para o IOS, certamente um equivalente será encontrado para Android.

Principais Marcas

Existem muitos modelos no mercado e várias marcas que produzem tablets, mas as principais e mais encontradas são: Apple, Samsung, Multilaser.

Melhor Custo-Benefício

Na hora de comprar um tablet deve-se levar em conta qual o melhor custo-benefício, ou seja, vale a pena escolher um equipamento mais caro, de melhor configuração, apenas para lazer?

Talvez não, para jogos e aplicativos em geral, uma configuração média pode atender muito bem com um custo menor.

Já para trabalhar, um modelo de ponta terá um desempenho mais satisfatório e aí o custo pode ser compensado com o resultado de se fazer uma apresentação sem interrupções, ou poder realizar estudos e simulações junto ao cliente.

Avalie sua real necessidade e escolha a configuração mais adequada.

Veja abaixo 2 excelentes modelos de tablet que podem ser encontrados com facilidade e suas características:

Apple – iPad Pro

tablet-appleO iPad Pro possui 2 opções de tamanho de tela, 10,5 e 12,9 polegadas. É um equipamento leve com peso aproximado de 500gr para o menor e 700gr para o maior.

Possui ainda sensor para identificação de digital, 4 alto falantes, 2 microfones, tela de retina com alta definição de imagem, revestimento contra impressão digital e oleosidade e também antirreflexo.

Seu processador de 64 bits é rápido e oferece um desempenho excelente para todos os aplicativos, jogos e ferramentas de trabalho.

Câmera de 12 MP, com zoom digital de 5x, estabilização óptica de imagem, flash em LED, foco automático, detecção de rosto, controle de exposição e muitos outros recursos para suas fotos e gravação de vídeos.

Conexão wifi de 2 bandas (2,4 e 5 Ghz) nos padrões 802.11a/b/g/n/ac.

Este iPad pode ter de 64 a 512GB de memória, conexão somente por wifi ou também com chip.

Funciona pelo sistema IOS (característico dos aparelhos Apple) e sua bateria pode durar até 10 horas.

Samsung – Galaxy Tab S2

tablet-samsungO Galaxy Tab S2 é um tablet leve e fino, fácil de manusear e levar para onde você quiser.

Equipado com processador Octa-Core de 1,8GHz é capaz de trabalhar com aplicativos como Word, Excel e Power Point, aumentando assim sua produtividade.

Sua câmera de 8 Mp é capaz de tirar ótimas fotos, mesmo em condições de baixa luminosidade, devido ao fator de abertura da lente f/1.9.

Possui tela super Amoled que proporciona imagens com maior contraste e cores mais vivas, sensor de digital para desbloqueio do equipamento.

A capacidade de memória interna é de 32GB com suporte para cartão MicroSD de até 128GB.

Sua conexão wifi é de 2 bandas (2,4 e 5 GHz), nos padrões 802.11a/b/g/n/ac. Também pode ter chip para conexão 4G.

Trabalha com sistema Android e sua bateria tem duração de até 8hrs.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES E NOVOS ARTIGOS

Cadastre Seu Email no Campo Abaixo

Comentários

Deixe seu Comentário

Seu e-mail não será publicado.